Não vos conformeis com este mundo

Publicado em 03 de Outubro de 2026

O cristianismo, por definição, não pode ser completamente domesticado pela cultura, pois assim periga não ser leal a si mesmo e ao seu Senhor.

A cultura atual, que está amparada na utopia liberal do fim da história e do último homem — ideia levada a sério por parte da elite acadêmica brasileira após a queda do Muro de Berlim —, força a sociedade a um esforço permanente de despolitizar a vida coletiva, substituindo a decisão soberana e o confronto existencial pela mediação pretensamente neutra da lei, do mercado e da gestão tecnocrática.

Sob a ilusão de que todo desacordo pode ser reduzido a um problema técnico ou a um consenso procedimental, essa visão tenta apagar a essência originária do político: a divisão incontornável entre aliados e adversários, entre o “nós” e o “eles”, o conflito natural e comum entre cosmovisões cuja coexistência carrega sempre o horizonte limite do conflito real.

Longe de extinguir a tensão, contudo, a busca por neutralidade apenas a disfarça sob uma linguagem moralizante. Ao apresentar suas premissas como universais e evidentes, o sistema deixa de encarar a oposição como um adversário legítimo e passa a tratá-la como uma anomalia irracional ou um desvio ético a ser combatido em nome da própria ordem civilizada.

Um cristão que se abstém total e completamente da vida política de sua nação, sob o pretexto de que a política é suja e demasiadamente mundana, pode estar iludido com a possibilidade de uma neutralidade total da vida coletiva, que já se mostrou fracassada e inviável.

A Escritura ou a tradição cristã jamais aconselharam o crente a buscar a neutralidade absoluta e a se abster da política, nem afirmaram que a sua natureza é intrinsecamente má e incorrigível.

A tradição teológico-política cristã destitui o Estado de qualquer pretensão salvífica. Não é motor de redenção espiritual ou moral — é aparato coercitivo forjado para conter a barbárie da queda no Éden e garantir a manutenção da ordem social. Longe de instaurar a justiça plena, a engrenagem estatal visa à paz terrena: ordem material, punição para a injustiça e provisão dos meios para a vida e o bem comum. Por isso, é aceitável um dever cívico pragmático e desiludido, distante do messianismo, mas que dá a César o que é de César.

O engajamento institucional de um cristão deveria recusar dois extremos. De um lado, a idolatria que diviniza líderes e regimes. De outro, a omissão em nome da assepsia moral: quem se abstém do poder e, ainda assim, usufrui da segurança garantida pela força. A pureza inoperante parasita a ordem que finge desprezar.

É muito claro que o espírito do tempo pende para essa neutralidade — que privilegia o monopólio do poder nas mãos de uma pequena oligarquia sedenta de dominação —, e os cristãos não deveriam estar rendidos a essa armadilha ideológica, e muito menos tentar justificar sua posição afirmando o que a tradição e a Escritura jamais afirmaram.

Portanto, seria prudente que os cristãos do Brasil não se conformassem com as doutrinas utopistas dos tempos atuais — sejam as utopias de neutralidade técnica, sejam as de justiça social e do paraíso terreno —, mas, sem se conformar com este mundo, buscassem um equilíbrio entre o engajamento cívico e a idolatria do Estado e do poder: um equilíbrio de peregrino na terra, que compreende que é preciso viver neste mundo criado por Deus, mas que não poderá transformá-lo em paraíso por meio do Estado. 

Um peregrino que cuida bem da terra onde faz morada, como alguém que cultiva um jardim pensando na próxima geração que poderá colher seus frutos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *