O mundo está numa encruzilhada econômica e tem sido muito difícil cravar o que vai ser do futuro do mercado financeiro, uma vez que o modelo atual está em xeque: o endividamento nunca esteve tão grande e novas opções monetárias como o Bitcoin entraram para colocar gasolina nesse fogo. Calma, aqui é o Cine 5º mesmo, você não clicou no nosso programa de Geoeconomia sem querer. O filme de hoje conta a história de um predador econômico que ficou conhecido como O Lobo de Wall Street.
No final do século XVIII, Wall Street já era um importante centro financeiro. Foi em 1792, que 24 corretores assinaram o Acordo de Buttonwood (sob uma árvore com esse mesmo nome), estabelecendo as bases para o que se tornaria a Bolsa de Valores de Nova York (NYSE).
Desde então, o lugar passou a simbolizar o mercado financeiro dos Estados Unidos e, por extensão, o capitalismo e o setor financeiro global.
Mas aparentemente esse mundo econômico está prestes a ruir. O que podemos aprender com esse filme que conta a história real de Jordan Belfort que acabou conhecido como O Lobo de Wall Street.
CRÉDITOS
25 de Dezembro de 2013 No cinema | 2h 59min | Biopic, Drama
Direção: Martin Scorsese | Roteiro Terence Winter
Elenco: Leonardo DiCaprio, Jonah Hill, Margot Robbie
Título original: The Wolf Of Wall Street